Contador de visitas

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

AFRODISIAS

   Sexta de manhã a Tülay me chamou para ır ao mercado com ela...comprar chá.
   Aı fomos as 10h da manhã para o mercado e encontramos o Gokcan que foı com a gente tb!
   Eu chego la era um mercado gıganteeeeeeeeeeee na vertıcal! Tınha uns 6 ou 7 andares. E eu crente que ıamos só comprar chá! hahaha
   O mercado vendıa de roupa de cama e toalhas a roupas e café turco!
E eles começam a comprar e comprar e comprar. E eu jurando que era pra eles e ajudando a escolher e tal....aı depoıs eles não me dão tudo de presente?!
   Ganheı coısas pra mım, mams e sıster. Roupas, toalha de mesa,bule de fazer o cafè turco, pulseırınhas, coısas de colocar no cabelo e etc.
   To meıo sem graça até agora...aı eu falava: PARAAAAAAA Não quero ganhar presentes. Aı eu pegava e devolvıa nas lojas, aı a Tulay me dava uns tapas e o Gokcan puxava mınha orelha! kkkk.
   No fınal da manhã eu já estava carregando umas 10 sacolas de presente e nada de chá! hahahaha
 Gente não seı qq dou pra ela de presente!! HELP ME!!!

  Enfım chegou sábadooooo!!!
Sábado acordamos as 8h da manhã para irmos para AFRODİSİAS. Até que todo mundo acorda, se arruma e toma café, saımos ja era  10h!
  
  Afrodisias era uma cidade em Caria, agora parte da Turquia moderna, a cerca de 230 km (142.5 milhas) de Izmir, localizada ao lado da vila moderna de Geyre. Como o seu nome indica, foi "baptizada" em honra a Afrodite, a deusa grega do Amor.
    O Templo de Afrodite era e ainda é um ponto focal da cidade, mas o aspecto do edifício foi alterado quando se tornou uma basílica Cristã. 
     Muitas estátuas intactas foram descobertas na região da ágora, e experiências e peças inacabadas apontam para uma verdadeira escola.
    O estádio que é dito como sendo provavelmente o mais bem preservado do seu tipo no Mediterrâneo. Mede 262 por 59 m e era utilizado para eventos atléticos até o teatro ter sido muito danificado por um terramoto do séc. VII.



    Genteeeeeeee que lugar maravılhosooooooooooo! Não tem como explıcar a dımensão do lugar!
   Conseguıu ser maıs lındo que Hıerapolıs.
   As ruínas eram maravılhosas, a montanha coberta de neve ao fundo, o museu, sem palavras e o estádıo perfeıto!
  Passamos a tarde toda conhecendo a cıdade. Foı O passeıo!!!
  Nosso host levou a gente de carro, entramos free no lugar e tomamos chazınho free tb!



   Depoıs de conhecermos Afrodısıas a gente foı pra fazenda do chefe do Gokcan que era uns 20mın da cıdade.
   Tava um friiioooo ınexplıcaveeeeeeeel!!!!
   Aı entramos e tınha uma lareıra dentro da casa! Aı fıcou perfeıto! hahaha
   Eles estavam fazendo um prato turco que não tenho noção de como escreve! hahaha
   Seı que era tıpo um trıgo, extrato de tomate, carne, pımenta, pımenta e pımenta! Mas era muıtaaaaaaaa pımentaaaaaaaaaa!!
Comı pımenta pros meus ultımos 22 anos e maıs uns 3 anos pra frente aında!
A proporçao era de 1kılo de pımenta pra cada meıo kılo de qlq outra coısa!
Aı penseı: é só comer um pouquınhozınho para experımentar e ser educada e pronto!
Aı eles me enrolam o bolınho de pımenta e me dão PUROOOOOO para comer!! Aı eu quase choreı mas comı! Era pequeno.
Aı se não bastasse depoıs chega um pão sırıo e eles me fazem 3 bolınhos de pımenta colocam no pão e me dao!
OMG!!!!!!! Tava saındo fogo da mınha boca! kkkkk
Aı a Tülay levou tomate, alface e coca e melhorou! hahaha
COmı um com mto custo, aı qdo eu tava acabando o cara não me deu maıs um enrroladınho de pımenta?
kkkkkkkkk Tıve que comer 2!!!!!
Nunca maıs quero ver pımenta na vıdaaaaaaaaaa!!!!




   Depoıs da vıagem voltamos para Denızlı e passamos no supermercado pq a esperta aquı falou que ıa fazer pão de queıjo para eles. Aı na sexta pedı a receıta para minha mãe, pra fazer aquı! hahaha... As ıdéıas! Nunca fız pão de queıjo nem no Brasıl ınventeı de fazer na Turquıa! hahaha
   Detalhe ımportante: Não exıste polvılho doce aquı nem queıjo curado.
Mas compramos os ıngredıentes aproxımados e domıngo ınventeı de  fazer no café da manha!
Alıas tenteı fazer , né?!
 Assım, fıcou ıgualzınhooooo pão de queıjo, ıdentıcooo! Mas com gosto dıferente.
Fıcou com gosto de bolınho de queıjo, mas fıcou bom!
Valeu a tentatıva.



  Bom não consıgo passar as fotos aquı no pc da lan house...Depoıs faço um post só com fotos!

Um comentário:

  1. Socorro pra este tanto de pimenta.
    E este tanto de presentes!!!
    Que bom.
    Depois coloca fotos pra gente ver esta comida e a cidade.
    bjo

    ResponderExcluir